quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Pela estrada afora... Resoluções de Ano Novo



Um bolo de Maçã e resoluções de ano novo


Entre as resoluções de ano novo tinha em mente escrever mais aqui no blog. Decorações e receitas que fiz para a ceia de Natal, antes mesmo da virada do ano, já me motivavam para em 2015 dar mais vida a esse cantinho que anda tão parado.

Mas não estou mais trabalhando com decorações de festas... como faz? Bom, pensei em começar a compartilhar minhas aventuras culinárias e, por vezes, alguma decoraçãozinha que eu venha fazer aqui ou ali, mesmo que não seja de uma festa.

Enfim, antes de ter qualquer tempo para iniciar o novo propósito por aqui, ainda nos primeiros dias do ano, perdi minhas duas queridas avós. As duas na mesma semana, com diferença de apenas 5 dias. Foi um grande baque e podia deixar a tristeza tomar conta. Mas resolvi fazer dos limões da vida uma limonada e no dia que faleceu a minha avó Rosa, mãe do meu pai, fiz este bolo de maçã para ao invés de chorar, pensar com carinho nela, lembrar de tudo que aprendi e refletir que meu gosto por cozinhar tem muito a ver com a influência que recebi dela e da minha outra avó Maria, mãe da minha mãe, que veio a falecer dias depois.

As duas eram muito diferentes. A avó Rosa era baiana, batalhadora, despojada e falante. Trabalhou na roça por muitos anos e cozinhava como poucos! Doces, Bolos, Carnes, Frango com molho... hum!!... ainda posso sentir o cheiro. Ela fazia um doce de leite sem igual! Quem sabe um dia me animo e faço essa receita por aqui.

A minha avó Maria era descendente de poloneses. Mais sisuda, mais quieta e reservada, era guerreira também e cozinhava uma comida deliciosa, mas sua marca sempre foram seus pães, além de sua "Cuca". Moramos por um tempo muito próximas quando eu era quase adolescente e me lembro do cheirinho dos pães dela crescendo enquanto a gente assistia a novela na sala de sua casa. Ela não gostava de comprar pão na padaria e aquele ritual se repetia todas as semanas.

Enfim, quando estava já perdendo essas duas preciosidades da minha vida, pensei muito no que aprendi com elas, nos valores que deixaram. Na véspera disso tudo, tinha comprado essa cesta de picnic e pensei em fazer um bolo em homenagem às vovós. Elas não iriam degustar essa receita que eu fazia pela primeira vez, mas eu poderia compartilhar aqui e fazer com que mais pessoas pudessem também experimentar esse bolo delicioso! Então vamos lá!


Depois dessa mega introdução, segue abaixo a receita que fiz.
A receita original aqui.

Bolo de Maçã com Açúcar Mascavo e Farinha de Trigo Integral

Ingredientes
  • 4 ovos
  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 2 xícaras e meia de açúcar mascavo fino
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 xícara (chá) aveia em flocos finos
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • 3 maçãs vermelhas picadinhas sem casca
Pré-aqueça o forno a 220 ºC (médio alto).

Bata bem os ovos na batedeira por aproximadamente 1 minuto. Adicione a manteiga, o açúcar mascavo a canela e a aveia, misturando bem a cada adição. Adicione misturando sem bater muito a farinha de trigo e o fermento em pó. Por fim adicione as maçãs picadas.

Unte uma forma de furo no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos, ou até espetar um palito de dente e ele sair seco.

Deixe amornar um pouco e desenforme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.



Um comentário:

  1. Obrigada pela receita. Um grande beijinho pelas suas vovós. Força.

    ResponderExcluir